9 de novembro de 2013

RTP - Canal 1 - Programa "Portugal no Coração"

No passado dia 5 de Novembro, a convite da RTP, fomos ao Canal 1 ao Programa "Portugal no Coração", apresentado por José Carlos Malato e Joana Teles.

E como o próprio Programa escreve:

"Parece pequeno, mas é tão grande!
Quando pensamos que já o conhecemos ele ainda nos consegue surpreender!
É nosso.... e dá-nos muitas alegrias!...
É o nosso país, PORTUGAL.

Este é o ponto de encontro dos estrangeiros que cá moram, dos portugueses que cá estão e dos que andam lá fora a lutar pela vida!
Convidados conhecidos do grande público, artistas e casos humanos com final feliz, preenchem o programa que conta ainda com "sketches" de humor e música variada.

Um "talk-show" ligeiro, alegre e informal.
Quem passar por aqui... leva Portugal no Coração!"

Desta vez, representaram-nos 9 formadoras/artesãs, levando com elas as respectivas alunas dos 9 cursos dos cerca de 40 que temos a vigorar na Associação de Artesãos D. Dinis.

 Em boa verdade se diga que, as nossas instalações estão a ficar pequenas para tanta gente de Coração e Arte tão repletos de belíssimas características!


E começou o Programa com o Tema Aprender                   http://www.rtp.pt/play/p1058/e133673/portugal-no-coracao-ii


Pela respectiva ordem deu-se inicio a grupos de 3 actividades.

O Malato a estragar a pintura à Sandra...


Iniciou-se com Sandra Cordeiro e com a aluna Rosário Tomé, no curso Pintura a Óleo e Técnicas Decorativas.
Ora, a Sandra Cordeiro para quem não a conhece? 
 Breves palavras bastam para que se diga que frequentou vários cursos de Desenho e Pintura em Portugal e no Estrangeiro.
É formadora na área de Pintura.

Foi desde sempre convidada para orientar seminários em vários pontos do país e tem colaborado ainda para diversas revistas da
 especialidade, entre elas: ArteNova, Faça Fácil e Bricolage e Decoração.
Desde 2007 que é coordenadora de Produção Artística na Editora Tuttirev Editorial, Lda.
- Aqui a brincadeira reinou com o nosso amigo apresentador José Carlos Malato a trocar as tintas, já confuso, com o que era acrílico e com óleo... mais a troca dos pincéis...



Seguiu-se Maria Adelaide Lacerda, com a aluna Celeste Magalhães, na área de Rendas e Bordados Tradicionais Portugueses. Tinham com elas uma rica mostra dos nossos tão afamados bordados portugueses que não caem no desuso do tempo porque a formadora Maria Adelaide Lacerda, com muitíssimo  trabalho e empenho, tem feito em pesquisa. E faz muito bem! Porque ainda este ano foi representar Portugal a Itália e para o próximo ano irá fazer sobressair, de novo, esta nossa riqueza mas num percurso maior...
"Maria Adelaide Lacerda, natural de Vale Flor, uma aldeia do distrito da Guarda. Tem a instrução de ensino básico, e o Curso de Formação Pedagógica de Formadores (1998), para estar habilitada a ministrar formação na área dos Bordados.
O gosto pelos Bordados, o manusear dos linhos e a sua decoração, surgiu bem cedo, na aprendizagem em família pela transmissão das tradições que vinham das gerações anteriores.
Com o tempo tem vindo a investigar e experimentar os vários Pontos de Bordados e Tapeçaria característicos das várias Regiões do país, como:
- Ajours- Bainhas Abertas - Renda das Lérias - Renda de duas Agulhas e Renda de cinco Agulhas - Bordado de Viana - Bordado de Guimarães - Bordado de Tibaldinho - Bordado de Castelo Branco - Bordado de Óbidos - Bordado das Caldas da Rainha - Bordado de Nisa - Tapeçaria de Arraiolos - Bordado dos Açores e Bordado de Palha – Açores

Em Setembro deste ano, foi a Perugia/Itália Representar Portugal com o Bordado Tradicional Caldas da Rainha, elevando, assim, o concelho de Odivelas."



Era a vez da Irina Alves - Designer de Moda de formação. É formadora de modelagem e confecção e dá aulas nesta área. Criou a página comercial no Facebook “A Casinha da Matilde” onde conta já com mais de 20 mil seguidores. Faz vestidos de criança para ocasiões especiais, tais como: casamentos, baptizados e outra festas… É colaboradora da revista ‘Faça Fácil’ e tenciona no ano que vem editar o seu primeiro livro de costura.

Levando consigo a sua formanda Joana Semedo.
Adora ensinar e passar conhecimentos a pessoas interessadas nesta área. Adora também a boa disposição onde o riso marca sempre presença no seu rosto, contagiando as alunas que a rodeiam.


Era a vez do José Vicente que levou consigo a formanda Silvana Lagarto, na Arte de Bijuteria e Acessórios em Papel, como pudemos admirar.
E em breves palavras estes dois professores retrataram o quanto de péssimo estamos a passar no nosso país... Ambos desempregados...! Está tudo dito.
Mas ainda deu para dizerem e bem, que : 
"-O papel é provavelmente o elemento mais versátil existente no mundo da arte. É igualmente o material bastante económico e passível de ser reciclado, como tal e partindo deste conceito, surge a ideia de explorar mais este material tão importante que a mãe natureza nos proporciona…"

Foi a vez de mais uma arte bem portuguesa: Azulejaria

Sendo a formadora a  Fernanda Domingos e levou a sua aluna Teresa Martins. 
Fernanda Domingos desde muito cedo manifestou o interesse pelas Artes Plásticas e frequentou vários cursos: Cerâmica; Escultura; Pintura a Óleo sobre tela; Pintura em Seda; Batik e Esmaltagem  no Atelier Paula Gago. Em 1989 fez o Curso de Pintura sobre Azulejo e apaixonou-se por esta Arte. Frequentou o Curso de Pintores Decoradores de loiça no âmbito do Programa “Escolas Oficinas” em 1998.Foi promotora de um Projecto I.L.E. (Iniciativa Local de Emprego), tendo inaugurado a sua Oficina de Cerâmica em 2000.Tirou o Curso de Formação de Formadores e foi Formadora na Escola das Profissões e do Desporto da Amadora, tendo sido co-autora do Manual de Azulejaria editado pela E.I.P.D.A. Formadora de Azulejaria na Associação de Artesãos de Odivelas em 2004, onde voltou a leccionar a partir de 2011.
Fernanda Domingos falou da importância que tem a Azulejaria Portuguesa, nomeadamente do SEC. XVII...falou da técnica e dos modos como se pinta e não deixou de referir a importância que esta Arte tem e a proveniência da mesma..

.E veio a sexta formadora, Guida Fonseca, acompanhada da sua aluna Rosa Carriço - A Formação era "TEARES"


Breve descrição de Guida Fonseca: 


"Após um percurso pela pintura, dedico-me aos têxteis, elegendo esta área como ferramenta para desenvolver a minha expressão e criatividade.
Desenvolvo a minha actividade entre a tapeçaria contemporânea e a tecelagem. Existindo entre elas muitos pontos de contacto, incluem-se em compartimentos distintos.
O ensino e a  formação profissional têm ocupado um enorme lugar na minha caminhada, e que muito prezo, pela importância que tem para mim a transmissão e partilha de conhecimentos.
Participei em inúmeras exposições individuais e colectivas, e algumas feiras de artesanato, em Portugal e no estrangeiro.
Realizei diversas conferências e workshops.
A dignificação dos têxteis como forma de expressão, tem sido uma demanda por mim assumida.
Crio e produzo peças com preocupações estéticas, ambientais, e executadas com  matérias primas de qualidade.
Gosto muito de trabalhar a matéria prima desde a sua origem: fiar, tingir, tecer...
Este universo tem para mim qualquer coisa de mágico e encantado.
Tecer é para mim qualquer coisa  primordial, primitiva e requintada, uma espécie de reposição contínua de ordem no caos universal.."

Guida Fonseca tem um carinho muito especial pela sua Arte. Serve-se dos fios como matéria-prima dos seus trabalhos e obras de tapeçaria e tecelagem. Alguns desses fios são fiados à mão por si e tingidos manualmente usando materiais naturais.



e veio mais um intervalo...

E foi a vez das ultimas 3 formações...





A Faiança, com a formanda Carmo Azevedo
Levou consigo a formanda: Mónica Rodrigues (mais uma professora no desemprego...)

http://www.rtp.pt/play/p1058/e133673/portugal-no-coracao-ii/323485


Maria do Carmo Mugeiro Azevedo, de 71 anos de idade, residente em A-das-Lebres-Santo Antão do Tojal, Loures. Logo  que obteve a sua aposentação, dedicou-se de corpo e alma, a fazer o que sempre  gostaria de ter feito. Assim, começou por iniciar...como auto didata, a sua actividade na área da cerâmica.... executar e pintar.... azulejaria e faiança decorativa....com o andar dos tempos, teve necessidade de saber MAIS, e assim, fêz vidrados cerâmicos em Coimbra, no Cearte....e azulejaria barroca e Raku, no Cencal nas Caldas da Rainha, curso de formação de formadora, através do Instituto do Emprego e Formação profissional . Trabalha para muitas Instituições, fazendo brindes, sempre temáticos, a sua área preferida. Daí o ter pintado em diversas peças, todos os monumentos que constituem a Rota do Românico do Vale do Sousa, as cenas do filme da Aldeia da Roupa Branca, entre outros.

E palavras para quê? A obra estava à vista e quem conhece Maria do Carmo Azevedo?! 

  


José Carlos Malato e Joana Teles seguiram para a mesa ao lado bastante florida era a vez de Arte Floral, da formadora Marina Wilson.
Levou consigo a aluna Zinaida.

Marina Wilson, de origem Russa é a primeira instrutora da Academia CLAYCRAFT by DECO em Portugal, a promover e a ensinar as técnicas necessárias para criar obras de arte únicas e dá Cursos em Arte Floral
Marina diz: A nossa função é  promover e a ensinar as técnicas necessárias para criar obras de arte únicas, utilizando ClayCraft  da DECO ® Soft Clay.
Para além de dar formação na minha escola em Carnaxide, damos também formação na Associação de Artesãos de Odivelas.
E devemos dizer que também tem umas mãos muito delicadas de onde nascem flores de todas as espécies...



E por último chegou o mais doce...

Onde José Carlos Malato se esqueceu do seu plano de dieta, mas dia não sãos dias.

... e saboreou os bolos da Márcia Vilarinho, chegou então: 
Cake Design,

Márcia, sempre bem disposta, fala-nos deste modo da sua pessoa:

"O 1º bolo feito para o meu filho, foi a descoberta deste Mundo Doce! Que é o nome da minha página no Facebook.
 Apaixonada por artesanato e muito gulosa, rapidamente me envolvi no mundo do Cake design. 
Participei em inúmeros workshops ministrados pela Associação Nacional de Cake design através dos melhores formadores internacionais. 
Estivem em diversas participação em exposições, concursos e revistas, e formadora/ colaboração na Associação Artesãos Dom Dinis em Odivelas. Ganhei no festival de chocolate em Óbidos/2013 o prémio na categoria do bolo "mais harmonioso".



E assim chegámos ao fim de uma tarde diferente. Muito divertida. Em que não houve aulas porque tudo ficou a ver o Canal 1 da RTP... e tanto os colegas das formadoras como os colegas das alunas, folgaram.



A nós, cabe-nos agradecer a este canal televisivo por nos ter dado esta oportunidade de chegarmos mais longe com as nossas artes, com o artesanato português para que ele vingue, sempre e sempre, em prol das comunidades, em prol das actividades que parecem adormecidas. Não deixando que isso aconteça e querendo passar o testemunho aos mais jovens, para bem do associativismo e do sedentarismo dos que estão em casa e dos que trabalham, para que a alguns lhes sirva de forma de terapia e para quem queira estar bem com a vida.




Pouco se falou da nossa Associação que 

está inserida no Concelho de Odivelas e que nunca é demais falar... então aqui fica, para quem ainda não nos conhece: 
- Somos Associação de Artesãos D. Dinis e já temos 20 anos!
Foi criada com pretensão de salvaguardar o artesanato a nível de património cultural, local, e desenvolver uma acção formativa apoiando os artesãos do Concelho e outros, constituiu por escritura pública no dia 30 de Agosto de 1993, com sede provisória funcionando em Loures até ao ano de 1997, aquando foi transferida para as instalações do Centro de Artes e Ofícios de Odivelas cedido pela Câmara Municipal de Odivelas, onde mantém sua actividade.
Após sucessivas reuniões o que nos tem permitido crescer, enquanto Associação, e unir como grupo de trabalho, o esforço colectivo e aspectos sociais. A sua divulgação e publicidade têm sido para nós importante, pois assim conseguimos chegar mais longe, cativando e despertando interesses que motivam novos alunos e artesãos nas diversas técnicas e actividades  Honrando a Associação que nos leva cada vez mais cada a partilhar os vossos e os nossos conhecimentos, do mesmo modo, honrando os artesãos e o artesanato português. A Associação de Artesãos D. Dinis tem crescido em formação e tem sido informação e orientação profissional para estudantes de Cursos Vocacionais nas Escolas Ensino Básico E.B.2.3 do Concelho de Odivelas.
Já passámos fronteiras levando mais longe o nosso artesanato, bem como em Espanha e Itália. Em Setembro de 2013 estivemos representados por Maria Adelaide Lacerda, com as Rendas e Bordados Tradicionais Portugueses, em Perugia – Itália. Pretendemos ir mais longe.
Temos tido parcerias com o CEARTE, que nos tem ajudado a formar alunos. Contamos também com o apoio do I.E.F.P. nas nossas idas para a FIA.  Bem como da Câmara Municipal de Odivelas, que nos tem ajudado tanto quanto tem podido. A quem muito agradecemos. 
Estamos muito gratos aos sócios que fazem parte desta Associação. E orgulhamos-nos de trabalhar com alguns dos melhores formadores do mundo das Artes.

Já dissemos quase tudo mas nunca é demais agradecer e deixar aqui o nosso bem haja a todos por fazerem parte desta Associação, pelo esforço e dedicação de voluntariado que todos os Corpos Sociais exercem.

-Obrigada por gostarem de nós!









Adicionar legenda




Pintura a óleo feita em 15 minutos, não?!





Bordados Tradicionais Portugueses



Tinturaria e Tear - Texteis






As nossas instalações ficam na Praceta Sacadura Cabral, nº 7 - c/v - 2675-515 - Odivelas

Contactos: aaddinis@gmail.com - Telefones nºs 219343436 e 963904558 

Pode ver-nos no Facebook  https://www.facebook.com/associacaoartesaos.domdinis  e onde temos a nossa página https://www.facebook.com/pages/Associa%C3%A7%C3%A3o-de-Artes%C3%A3os-D-Dinis/407390262612803?fref=ts




Junte-se a nós!


Sem comentários:

Enviar um comentário